sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

II Apresentação de Relatórios de Estágio em Ciências Sociais

Na última semana (17-19 de janeiro), o Programa de Educação Tutorial em Ciências Sociais realizou no auditório da FAFIC a II Apresentação de Relatório de Estágio em Ciências Sociais do DCSP/UERN. Estiveram presentes alunos de graduação, principalmente os de Ciências Sociais. Na abertura (dia 17) o professor da disciplina Estágio Curricular Supervisionado em Ciências Sociais, o Dr. João Freire, discursou acerca do estágio e do próprio curso, levantando a emergência da atualização do curso de licenciatura, com mais professores atuando dentro da Educação em Ciências Sociais, numa possível Comissão de Estágio no DCSP, e na carga horária dos Estágios. 

Nessa Apresentação os estudantes concluintes de licenciatura em Ciências Sociais do DCSP/UERN apresentaram seus relatórios finais de estágio curricular supervisionado. Os estudantes, após 4 semestres cursando disciplinas referentes a Estágio, puderam ter um panorama da situação dos docentes de sociologia no Ensino Médio.

Este evento teve como objetivo, proporcionar uma troca de experiências entre os licenciandos e os demais alunos da instituição. Os concluintes puderam apresentar seus relatórios e falar da experiência de ensinar sociologia no Ensino Médio. Entre eles estavam 3 (três) petianos, destes, dois falaram das dificuldades em estagiar em uma escola pública, da falta de reconhecimento da disciplina no ensino público, das dificuldades da educação básica brasileira e, principalmente, de como é difícil interessar os adolescentes em temáticas de relevância social.

Verônica Pinheiro, petiana, mostrou a bibliografia que utilizou na sala de aula, e as estratégias utilizadas para chamar a atenção dos alunos para a Sociologia. Ela conta que utilizou revistas de Sociologia com temáticas acerca da juventude, trouxe para a discussão temas atrelados aos próprios adolescentes. Lázaro Emerson também constatou, após aplicar uma pequena tarefa entre os alunos, que eles não têm quase nenhum conhecimento dos conceitos fundamentais, ou mesmo as famosas prénoções sobre temáticas socias. O que contribui muito para a formação de um pensamento crítico sobre os problemas da sociedade.

Na Apresentação de Relatórios, os estagiários mostraram suas bibliografias, metodologias e estratégias utilizadas para chamar a atenção dos alunos na disciplina. Todos concondaram que a disciplina de Sociologia tem uma tarefa muito importante no Ensino Médio, mas que se mostra uma tarefa árdua trazê-la para a área de importância desse nível de ensino. No entanto, é fundamental fazê-lo, para que a Sociologia seja vista como importante pelos alunos e por professores de outras áreas como a Matemática, o Português etc.

Nessa ocasião, pudemos refletir acerca do ensino de Sociologia no Ensino Médio e sobre a educação de uma forma geral. Além disso, foi uma oportunidade para se pensar a própria Licenciatura em Ciências Sociais na UERN, suas limitações e como podemos melhorá-la. Um dos pontos levantados foi a carga excessiva de horas nas disciplinas de estágio, um contrassenso em relação a carga horária da Sociologia no Ensino Médio que é apenas de 40h/a. Muitos concordaram que uma diminuição dessa carga horária seria fundamental. Ademais, é quase consenso que deveria haver um considerável aumento de disciplinas propriamente das Ciências Sociais na Licenciatura, haja visto que se vê majoritariamente disciplinas pedagógicas e não das Ciências Sociais, além do fato de que mais professores das Ciências Sociais deveriam ministrar essas disciplinas ao invés de professores de Pegagogia.

Avaliamos como muito produtiva a II Apresentação de Relatórios de Estágio em Ciências Sociais do DCSP/UERN, pois pudemos pensar o ensino de Sociologia no Ensino Médio, o Estágio da licenciatura, e o próprio curso. 

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