quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Desabafo uerniano

            Os professores da UERN estão em Greve por volta de 60 dias. Greve muito justa, uma vez que o Governo do Estado do RN vem tratando a UERN com um grande descaso, não de hoje, mas de muito tempo atrás. Descontengenciamento das contas da UERN, autonomia financeira da Universidade e reajuste salarial dos professores são as reivindicações.
           Quando se entra em uma universidade, independente do objetivo profissional, o estudante quer ter progresso da sua vida, alguns querem seguir a carreira acadêmica, muito embora o professor não seja a carreira mais valorizada no Brasil. 
               Vemos diversos problemas na nossa universidade, entre eles estão a má infraestrutura, onde alunos e professores se aventuram em salas de aulas cheias de goteiras, cadeiras desconfortáveis, perigo constante no Campus central, ausência de uma urbanização no Campus Central, que nos faz sentir em um rali toda vez que chove. Sem falar no transporte público de Mossoró, que é responsabilidade da Prefeitura de Mossoró, uma cidade em crescente desenvolvimento como Mossoró não tem uma frota minimamente necessária. Os ônibus vão à universidade somente quando tem aula normal, e mesmo assim somente nos horários de pico, 5 vezes ao dia/noite. Os candidatos à prefeitura já cansaram a boca de prometer uma melhoria no transporte público e nunca fizeram nada, continua o mesmo caos, os alunos precisam pegar carona (aqueles que moram no centro ou no Alto) pra poder chegar a universidade, os que vem de ônibus encaram ônibus superlotados, um pra vários lados da cidade. Sem falar que nem Restaurante Universitário se tem, como uma universidade estadual não tem um RU? Disseram que iriam construir um RU na UFERSA e UERN no campus da UFERSA, me desculpem mas esse RU nunca foi da UERN, é pra ter um dentro da UERN.
             E os professores desestimulados, muitos estão só de passagem, e de certa forma não lhes tiro a razão, uma universidade que não tem nem salas pros professores, onde estes tem que orientar aluno nos bancos de pedra. Há vários eventos científicos acontecendo pelo país, e até mesmo dentro do RN, mas como um aluno sem ajuda de custo, mesmo bolsista vai apresentar trabalho? Não vai! Culpam logo a crise norte-americana, por favor, nos poupe!  Não há repasse para a Educação desde há muito tempo. 

Estudar na UERN é estudar com muita coragem!

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...