O I SENACEM, Seminário Nacional do Ensino Médio: História, Mobilização e Perspectivas, realizado entre os dias 23 a 25 de novembro na UERN em Mossoró/RN, procurou discutir as políticas governamentais do Ministério da Educação para o ensino médio e seus reflexos na escola, enfatizando as pesquisas desenvolvidas nas escolas públicas de ensino médio do Oeste Potiguar.
Através de Mesas-Redondas, Palestras e Apresentações de trabalho em GT's e Minicursos, o I SENACEM reuniu pesquisadores, estudantes e professores de nível médio e básico, visando discutir a Educação para o Ensino Médio.
O evento foi organizado e coordenado por diversas pessoas da Universidade, mas encabeçado pelo PET de Pedagogia e seu Tutor Prof. Dr. Jean McCole. O PET de Ciências Sociais também participou através da organização, de apresentação de trabalho em GT e em Mesa-Redonda. A Profa. Dra. e Tutora do PETCIS Cristina Barreto palestrou na primeira noite, na Mesa-Redonda Política e Gestão no ensino médio: o desafio da qualidade (qual a qualidade nos interessa?), por meio de uma discussão pautada pelo uso de tecnologias no ensino, a Profa. trouxe à tona diversas possibilidades para o uso de tecnologias e sua importância didática tanto para os professores de forma geral, como para os alunos. No segundo dia, a Petiana Diana Amaro, apresentou seu trabalho titulado "Educação pelo inconformismo: a subjetividade como mecanismo de emancipação", no GT História e Mobilização da educação secundária, coordenado pelos Professores Ari de Andrade e Fátima Oliveira. E entre os dias 23 e 25 de novembro, os petianos Cleiton Vieira e Diana Amaro ministraram o Minicurso de título "O Uso da imagem na sala de aula: o filme, a fotografia e o desenho animado como recurso didático". Com a participação especial no dia 25 da Profa. Dra. Cristina Barreto, o minicurso fortificou a discussão acerca da fotografia, de suas possibilidades e potencialidades como transmissora de uma mensagem fotográfica, passando por emoção, história e representação da realidade.
Com a participação também de profissionais e alunos de diversos estados do Brasil, o I SENACEM veio com o propósito de pensar o ensino médio, suas políticas e ações. Com a participação também de professores que atuam no nível básico e médio, o SENACEM participou de certa forma de uma formação continuada desses professores, que puderam continuar seus estudos e ter contato com metodologias de ensino diversas, pensando a educação básica pública.

Nenhum comentário:
Postar um comentário